A tecnologia VoIP utilizadas nas ligações é totalmente depende do desempenho do computador e da qualidade da rede de Internet que está sendo utilizada, e é mais sensível do que outros serviços como E-mail ou acesso web. Caso a Internet não esteja estável, é comum apresentar picotes, falhas no áudio, ligações mudas ou mesmo queda de ligação.
Por isso, é importante ficar atento nas orientações a seguir.

1 - Consumo de Internet
A velocidade de Internet vai depender da quantidade de ligações simultâneas que se deseja fazer.

Para cada ligação efetuada ou recebida, o consumo é de aproximadamente 100 Kbps de Upload e 100 Kbps de Download. Por exemplo, para efetuar 10 ligações simultâneas,  será necessário um link com 1 Mbps de Download e 1 Mbps de Upload. 


Fique atento: Está sendo considerado apenas as ligações nesse valor e que o valor total da velocidade de Internet dependerá dos demais acessos à Internet que serão utilizados por cada usuário (e-mail, youtube, sistemas internos, etc). Também é importante considerar sempre a banda de Upload e Download, pois geralmente é mencionado apenas a velocidade de Download pelas operadoras.


2 - Teste de Largura de banda da Internet

O site https://beta.simet.nic.br/  do NIC.BR mostra qual a velocidade de Download e Upload da Internet que você está utilizando. 



3 - Teste de latência (atraso na rede)

A latência é o tempo que um pacote leva para ir e voltar até um servidor. Quanto maior for esse tempo, mais atraso ou eco será percebido durante a ligação.


Uma forma simples de medir a latência é através do comando "ping". 

Além de mostrar a variação da latência também mostra se o computador está apresentando perda de pacotes, o que geralmente causa aqueles picotes na voz ou voz robotizada.


No menu iniciar do Windows, digite CMD e abra o prompt de comando, como na imagem.



Digite o comando ping dynamodb.sa-east-1.amazonaws.com -t  e tecle"Enter". 
Deixe rodando o comando por cerca de 5 minutos e então tecle Ctrl + C para parar a execução.


Quanto mais próximos de zero os valores estiverem, melhor. O recomendável é que o tempo máximo não ultrapasse 50ms e os pacotes Perdidos fique em 0%.